O padrão Gartley é um padrão gráfico harmônico, baseado em números e índices de Fibonacci, que ajuda os traders a identificar as altas e baixas do preço. Em seu livro Profits in the Stock Market, H.M. Gartley estabeleceu a base para padrões gráficos harmônicos em 1935.
O padrão Gartley é o padrão gráfico harmônico mais comumente usado. Larry Pesavento posteriormente aplicou as proporções de Fibonacci ao padrão em seu livro Fibonacci Ratios with Pattern Recognition.
Os padrões harmônicos operam com a premissa de que as sequências de Fibonacci podem ser usadas para construir estruturas geométricas, como rupturas e retrações de preços. A proporção de Fibonacci é comum por natureza e se tornou uma área de foco popular entre os analistas técnicos que usam ferramentas como retrações de Fibonacci, extensões, fans, clusters e fusos horários.
Muitos analistas técnicos usam o padrão Gartley em conjunto com outros padrões gráficos ou indicadores técnicos. Por exemplo, o padrão pode fornecer uma visão geral de onde o preço provavelmente irá no longo prazo, enquanto os traders se concentram na execução de trades de curto prazo (Scalping) na direção da tendência prevista. Os preços visados para rompimento que se configura o padrão também podem ser usados como níveis de suporte e resistência.
O principal benefício desses tipos de padrões de gráfico é que eles fornecem percepções específicas sobre o momento e a magnitude dos movimentos de preços.
Outros padrões de gráficos geométricos populares usados por traders incluem as Ondas de Elliott, que faz previsões semelhantes de tendências futuras com base na configuração atual dos movimentos do preço e sua relação com o passado.
Clique na imagem baixo para fazer o Download:
Comments